Plano de TrabalhoAnual – PTA
VIEIRÓPOLIS - PARAÍBA
2025
Introdução
As ações propostas no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, têm por objetivo apoiar, técnica e financeiramente, a Política de Alfabetização elaborada em cada território do país. Com uma atuação conjunta e coordenada, busca-se assegurar que cada criança tenha as condições necessárias para ser alfabetizada, promovendo a equidade e a qualidade no processo educacional em todo o Brasil.
Instituído pela Lei 12.701, de 27 de Junho de 2023, o Pacto Alfabetiza mais Paraíba, programa estadual pela alfabetização na idade certa, em regime de colaboração com os municípios paraibanos, vem atuando em consonância com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023) e acompanhando de perto o desenvolvimento da educação dos municípios paraibanos. As ações propostas no Programa Alfabetiza Mais Paraíba - Pacto Estadual pela Alfabetização na Idade Certa (Lei Nº 12.701 DE 27 DE JUNHO DE 2023),têm por objetivos:
- - Garantir que todos os estudantes das redes públicas de ensino da Paraíba estejam alfabetizados, até o final do 2° ano do Ensino Fundamental;
- - Reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente em séries avançadas;
- –Monitorar os dados do Sistema de Avaliação em Larga Escala da Paraíba; IV - Melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no âmbito das escolas pertencentes às redes públicas da Paraíba. (PARAÍBA,12.701/2023).
V-A avaliação e o monitoramento da política educacional;
VI-O acompanhamento dos indicadores de aprendizagem;
VII- A avaliação externa de aprendizagem para os estudantes dos 2°e 5°anos do Ensino Fundamental;
VIII-A avaliação externa de fluência leitora e oralidade para os estudantes do 2ºAno do Ensino Fundamental;
IX-O fortalecimento da gestão escolar;
X-A oferta de incentivos às escolas, apartir do resultado da avaliação externa de aprendizagem;
XI-A disponibilização de cursos de formação continuada para professores alfabetizadores;
XII-A oferta de formação técnica para gestores escolares e coordenadores pedagógicos;
XII-A oferta de formação técnica para gestores municipais;
XIII-A disponibilização de bolsas para os formadores e coordenadores do Pacto em âmbito estadual, regional e municipal.(PARAÍBA, 12.701/2023).
No processo de elaboração do Plano de Trabalho Anual (PTA) do Município de Vieirópolis permitirá identificar tanto as ações já viáveis para apoiar o trabalho dos professores, gestores escolares, quanto os desafios ainda existentes, que requerem uma intervenção mais robusta por parte dos diferentes dirigentes Educacionais, através do regime de colaboração entre os entes federados.
A produção e implementação do PTA do Municípiode Vieirópolis-PB, será efetivada como apoio colaborativo de três instâncias: Secretaria Municipal de Educação, Coordenação da 10ª Gerência Regional de Educação e Secretaria Estadual de Educação da Paraíba.
- A Secretaria Municipal de Educação de Vieirópolis, por meio do acompanhamento interno das escolas e das metas estabelecidas no Plano de Trabalho Anual, deve direcionar os esforços do município para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas.
- A Coordenação da 10ª Gerência Regional de Educação– prestará apoio técnico e acompanhará a elaboração do Plano de Trabalho Anual– PTA junto ao Município de Vieirópolis-PB.
- Secretaria Estadual de Educação da Paraíba - SEE-através da equipe de gestão da Política de Alfabetização do Território acompanhará as ações em nível central e disponibizará relatórios de acompanhamento para o CEEC do referido plano de trabalho .
O Plano de Trabalho Anual – PTA do Município de Vieirópolis- PB, foi elaborado tendo como ponto de partida os indicadores educacionais conforme tabela ssugeridas neste documento.
Diante dos desafios indicados pelos indicadores, o Município de Vieirópolis estabelecerá metas percentuais para o avanço em cada área, conforme as sugestões apresentadas. Cada meta proposta deverá estar acompanhada de um indicador específico para verificar sua implementação e eficácia.
Caberá a Coordenação da 10ª Gerência Regional de Educação - apoio ao Município de Vieirópolis, Estado da Paraiba, área de sua abrangência, que deverá fazer suas reais projeções, considerando seu contexto, a realidade dos seus indicadores e possibilidades de investimento a ser alocado para a execuçao de cada meta.
Para preencher os instrumentais, as metas do Município de Vieirópolis- PB, foram discutidas com a Secretária de Educação. O articulador municipal foi o responsável pelo preenchimento desses instrumentais, em conformidade com as decisões do Dirigente Municipal.
- Indicadores do Município4.864
Tabela1: População do município e Taxa de Escolarização do Ensino Fundamental– Censo do ano letivo- 2024
|
MUNICIPAL |
POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO |
TAXA DE ESCOLARIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|||
|
Masculino |
Feninino |
Total |
Bruta |
Líquida |
|
|
2.446 |
2.418 |
4.864 |
37,8 |
35,2 |
|
Tabela 2: População e Matrícula de 0-3 e 4-5 anos – Censo 2024
|
MUNICIPAL |
POPULAÇÃO |
MATRÍCULA |
||||
|
0-3 |
4-5 |
Creche |
Pré-escola |
|||
|
Total |
0-3 |
Total |
4-5 |
|||
|
191 |
108 |
151 |
92 |
|||
Tabela 3: População e Matrícula de 0-3 e 4-5 anos informados para Censo ano letivo 2025
|
MUNICIPAL |
POPULAÇÃO |
MATRÍCULA |
||||
|
0-3 |
4-5 |
Creche |
Pré-escola |
|||
|
Total |
0-3 |
Total |
4-5 |
|||
|
191 |
108 |
154 |
94 |
|||
Tabela 4: População, Matrícula (2024),Taxa de Abandono(2023) e Taxa de Distorção(2024)
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MUNICIPAL |
POPULAÇÃO |
MATRÍCULA–ANO 2024 |
TAXA DE ABANDONO –ANO 2023 |
TAXA DE DISTORÇÃO–ANO 2024 |
|
6-10anos |
1°ao 5°ano |
1°ao 5°ano |
1°ao 5°ano |
|
|
284 |
272 |
0% |
6,6% |
Tabela 5: População, Matrícula (2025), Taxa de Abandono (2024) e Taxa d e Distorção (2025)
|
ESTADUAL |
POPULAÇÃO |
MATRÍCULA–ANO 2025 |
TAXADEABANDONO – ANO 2024 |
TAXA DE DISTORÇÃO –ANO 2025 |
|
6-10anos |
1°ao 5°ano |
1°ao 5°ano |
1°ao 5°ano |
|
|
0 |
0 |
0% |
0% |
|
|
OBS1: os dados populacionais foram retirados do Censo IBGE 2022. OBS2: os dados de taxa de distorção idade/série do ano de 2025 ainda não foram divulgados até a data de confecção deste documento 25/04/2025 |
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- Indicadores Municipais
Tabela 6: Resultados das Avaliações Externas
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MUNICÍPIO |
2024 |
2025 |
||
|
SAEB |
Avaliação Estadual |
------ |
Avaliação Estadual |
|
|
Sem resultados até a presente data |
Sem resultados até a presente data |
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Tabela 7.1: Dados quantitativos da educação infantil e do Ensino Fundamentais Informados para o Censo do ano letivo de 2025
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MUNICÍPIO |
CRECHE:0 a 3 anos |
PRÉ-ESCOLA: 4 e 5 anos |
ENSINO FUNADAMENTAL |
|||||||||||||
|
1° ANO |
2° ANO |
|||||||||||||||
|
Matr. |
N° Prof. |
N°de tur. |
Matr. |
N° Prof. |
N°detur. |
Matr. |
N° Prof. |
N°de tur. |
Matr. |
N° Prof. |
N°de tur. |
|||||
|
M |
T |
M |
T |
M |
T |
M |
T |
|||||||||
|
181 |
8 |
Integral 8 |
94 |
9 |
Integral 9 |
57 |
4 |
Integral 4 |
51 |
4 |
Integral 4 |
|||||
Tabela7.2: Dados quantitativos da educação infantil e do Ensino Fundamental Informados para o Censo do ano letivo de 2025
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MUNICÍPIO |
ENSINO FUNDAMENTAL |
|||||||||||
|
3° ANO |
4° ANO |
5° ANO |
||||||||||
|
Matr. |
N° de Prof. |
N°de tur. |
Matr. |
N°de Prof. |
N°de tur. |
Matr. |
N°de Prof. |
N°de tur. |
||||
|
M |
T |
M |
T |
M |
T |
|||||||
|
59 |
4 |
Integral 4 |
60 |
4 |
Integral 4 |
45 |
4 |
Integral 4 |
||||
Tabela8: Quantitativo de escolas da rede municipal de ensino
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MUNICÍPIO |
EDUCAÇÃO INFANTIL |
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL |
ENSINO FUNDAMENTAL |
|||||
|
Creche |
Crechee Pré-escola |
Pré-escola |
EIeEFde1° ao 5°ano |
EIeEFde1° ao 9°ano |
EFde1°ao 5°ano |
EFde1°ao 9°ano |
Ef com turmas multisseriadas de 1°ao5°ano |
|
|
9 |
4 |
0 |
4 |
4 |
2 |
4 |
2 |
0 |
Metas e Plano de Trabalho Anual–PTA
As metas que serão estabelecidas no Plano de trabalho Anual – PTA deverão estar alinhadas com os objetivos do Compromisso Nacional Criança alfabetizada que são: assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental e a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadasno 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia. Desse modo, estarão também alinhadas ao Pacto Alfabetiza mais Paraíba que acompanha as metas do Compromisso Nacional, visando garantir que todos os estudantes das redes públicas de ensino da Paraíba estejam alfabetizados, até o final do 2° ano do Ensino Fundamental e buscando redução dos índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente em séries avançadas, monitorando os dados do Sistema de Avaliação em Larga Escala da Paraíba (SIAVE), com o intuito de possibilitar a melhoria nos índices do Índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), das escolas pertencentes às redes públicas da Paraíba.
Definir metas é importante para direcionar os esforços para os principais fatores de alcance do centro de qualquer política educacional– a garantia do direito à aprendizagem.
Desta forma, sugerimos algumas metas organizadas a partir dos eixos do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
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PROJEÇÃO DE METAS PARA 2025 |
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Governança e Gestão |
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1. Elevação do resultado da avaliação externa do 2° ano para 6,5 |
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2. Redução do abandono e da evasão escolar para 0,0 % nos anos iniciais |
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3. Correção do fluxo escolar em 10% |
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4. Cumprimento de 100% dos 200 dias letivos |
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5. Apoio ao articulador municipal para o acompanhamento às escolas da rede Municipal. |
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Formação |
|
1. Fomentar a implementação daPolítica de Formação Continuada e em Serviço de Professores, Gestores e Equipes Técnicas da Secretaria Municipal. |
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2. Participar de lives de caráter pedagógico e de gestão realizadas pelo regime de colaboração da união e do Governo do Estado da Paraíba. |
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3. Participar dos semináriosde apoio às avaliações e boas práticas ao longo do ano. |
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4. Participar de mentorias ofertadas pelo regime de colaboração . |
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5. Participar de publicações na revista pedagógica contendo as boas práticas da alfabetização. |
- Participar da Olimpíada Pedagógica da Alfabetização voltada para os alunos do 1º e 2º anos .
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Infraestrutura |
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1. Implementação dos Cantinhos de Leitura em 100% das salas de aula do1° e 2°ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. |
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2. Distribuir os materiais suplementares de português e matemática para todos os estudantes do1°, 2º e 5°ano do ensino fundamental. ____________________________________________________________________________________________________________________________ 3. Implantar monitoria nas turmas do 1º e 2º ano. |
|
Avaliação |
|
1. Aplicar avaliação externa (SIAVE) anual em regime de colaboração com o Estado da Paraíba. |
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2. Realização de avaliações periódicas de português e matemática do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. |
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3. Estruturação da equipe de avaliação e acompanhamento na Secretaria Municipal de educação. |
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4. Acompanhamento em loco da Secretaria Municipal de Educação nas escolas da rede. |
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Boas práticas |
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1. Incentivo a elaboração de estratégias de disseminação de boas práticas na rede municipal. |
|
2. Incentivos e premiações para professores, gestores e escolas com boas práticas de alfabetização, acesso, permanência e aprovação. ____________________________________________________ 3. Implementar ações de Incentivo com Premiação para alunos com destaque na fluência leitora: certificação de reconhecimento, premiação simbólica, como troféus ou medalhas, entrega de kits de leitura, com livros ou materiais didáticos, experiências educacionais, como visitas a bibliotecas, museus ou eventos culturais. |
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METAS DO EIXO GOVERNANÇA E GESTÃO |
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|
METAS |
AÇÃO |
INDICADOR PARA ACOMPANHAMENTO |
PERÍODO DE REALIZAÇÃO |
RESPONSÁVEL |
|
META 1 – Projeção para elevação do resultado da avaliação externado 2° ano |
Implementar planos de reforço pedagógico com foco na alfabetização |
Percentual de alunos com desempenho satisfatório na avaliação externa |
2025-2027 |
Equipe da Secretaria de educação, Gestores, escolares, Coordenadores Pedagógicos, Supervisores, Professores Alfabetizadores, Articulador Municipal do CNCA e Formador do Alfabetiza mais Paraíba |
|
Capacitar coordenadores pedagógicos para o monitoramento e acompanhamento de resultados |
Número de coordenadores pedagógicos capacitados |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação, Articulador Municipal do CNCA e Formador do Alfabetiza mais Paraíba |
|
|
Criar comitês de gestão escolar para avaliar e ajustar ações pedagógicas trimestralmente |
Número de comitês criados efuncionando. |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação e Escolas Municipais |
|
|
2025 |
2026 |
2027 |
||
|
61% |
65% |
69% |
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|
META 2 – Redução do abandono e da evasão escolar para 0% nos anos iniciais |
Ampliar o sistema demonitoramento de frequência escolar em tempo real com reconhecimento facial. |
Percentual de alunos monitorados com frequência regular. |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação e Escolas Municipais |
|
Manter a Parceria com o Conselho Tutelar no acompanhamento de alunos Com alto índice de faltas. |
Número de alunos acompanhados pelo ConselhoTutelar |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação, Escolas Municipais, Equipe Multiprofissional e ConselhoTutelar |
|
|
Estabelecer campanhas de conscientização junto às famílias sobre a importância da permanência escolar. |
Número de famílias alcançadas pelas campanhas |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação, Escolas Municipais, Equipe Multiprofissional e ConselhoTutelar |
|
|
Promover atividades extra curriculares que estimulem a permanência dos alunos na escola. |
Participação dos alunos nas atividades extracurriculares |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação, Escolas Municipais, Equipe Multiprofissional e ConselhoTutelar |
|
|
2025 |
2026 |
2027 |
|||
|
0,3% |
0% |
0% |
|||
|
META 3 – Correção do fluxo escolar |
Ofertar turmas de correção de Fluxo com foco em reforço de aprendizagem |
Percentual de alunos em turmas de correção de fluxo |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação e Escolas Municipais |
|
|
Monitorar a defasagem idade-série e reavaliar semestralmente os alunos que participam dos programas de correção de fluxo |
Redução percentual da defasagem idade-série |
2025-2027 |
Equipeda Secretaria de educação, Gestores, Coordenadores Pedagógicos, Supervisores, Professores Alfabetizadores, Articulador Municipal do CNCA e Formador do Alfabetiza mais Paraíba |
||
|
Criar mecanismos de premiação e reconhecimento para escolas que conseguirem Reduzir a defasagem escolar |
Número de escolas premiadas por redução da defasagem |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação |
||
|
2025 |
2026 |
2027 |
|||
|
Correção de 15% |
Correção de 20% |
Correção de 25% |
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|
META 4 – Aumentar o engajamento das famílias no processo educacional |
Promover encontros regulares com famílias para discutir o Desempenho escolar dos alunos |
Número de encontros realizados com famílias por ano |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação e Escolas |
|
|
Implementar um programa de voluntariado familiar para suporte em atividades escolares |
Percentual de famílias participando do programa |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação e Escolas |
||
|
Realizar campanhas de conscientização sobre o papel da família no processo de alfabetização |
Número de campanhas realizadas e alcance estimado |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação e Escolas |
||
|
2025 |
2026 |
2027 |
|||
|
60% de adesão das famílias |
85% de adesão das famílias |
95% de adesão das famílias |
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|
META 5 – Ampliar a transparência e acomunicação das metas educacionais do município |
Publicar no portal transparência as ações educacionais |
Frequência de atualizações no portal e número de acessos mensais |
2025-2027 |
Equipe da Secretaria Municipal de educação |
|
Divulgar os resultados trimestrais dos avanços das metas educacionais através de comunicados públicos |
Quantidade de comunicados divulgados por trimestre |
2025-2027 |
Equipe da Secretaria Municipal de educação e escolas Municipais |
|
|
Promover audiências públicas semestrais para discutir o progresso das metas de alfabetização com a comunidade |
Número de audiências realizadas e público presente |
2025-2027 |
Equipe da Secretaria Municipal de educação e escolas Municipais |
|
|
2025 |
2026 |
2027 |
||
|
100% das metas e indicadores atualizados no portal |
100% das metas e indicadores atualizados no portal |
100% das metas e indicadores atualizados no portal |
||
|
METAS DE FORMAÇÃO |
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|
METAS |
AÇÃO |
INDICADOR PARA ACOMPANHAMENTO |
PERÍODO DE REALIZAÇÃO |
RESPONSÁVEL |
|
META 1 – Implementação da Política de formação de professores, continuada e em serviço |
Formações continuadas em alfabetização |
Percentual de professores que participam dos cursos |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE |
|
Implementar a tutoria pedagógica para acompanhamento dos professores nas práticas de sala de aula |
Número de professores acompanhados por tutores pedagógicos. |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional de Fortalecimento da Alfabetização e EnsinoFundamental e 10º GRE |
|
|
Realizar seminários anuais para troca de boas práticas e atualização pedagógica |
Número de seminários realizados e participação do público-alvo |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional de Fortalecimento da Alfabetização e EnsinoFundamental e 10º GRE |
|
|
Oferecer formação específica para o uso de novas tecnologias educacionais no processo de alfabetização |
Percentual de professores capacitados no uso de tecnologia educacional |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE |
|
|
2025 |
2026 |
2027 |
||
|
80% dos professores capacitados |
90% dos professorescapacitados |
100% dos professores capacitados |
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|
META 2 – Ampliação da formação para o uso de metodologias ativas e inovadoras |
Oferecer formações semestrais sobre metodologias ativas e ensino híbrido para professores dos anos iniciais |
Percentual de professores capacitados em metodologias ativas. |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE |
|
Criar grupos de estudo e comunidades de prática para professores compartilharem experiências e desafios no uso de metodologias inovadoras |
Número de grupos de estudo criados e frequência de encontros. |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE |
|
|
Integrar o uso de plataformas digitais e aplicativos educacionais nas formações dos professores |
Percentual de professores que utilizam plataformas digitais em sala de aula. |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE |
|
|
2025 |
2026 |
2027 |
||
|
70% dos professores capacitados |
85% dos professorescapacitados |
100% dos professores capacitados |
||
|
META 3 – Incentivar a formação de gestores escolares |
Oferecer programas de formação para gestores escolares sobre liderança pedagógica e gestão de resultados educacionais. |
Percentual de gestores capacitados |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE |
|
Promover mentorias e redes de apoio para gestores com foco em gestão de recursos e inovação. |
Número de gestores que participam de mentorias e redes de apoio |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE |
|
|
2025 |
2026 |
2027 |
||
|
80% dos gestores capacitados |
90% dos gestores capacitados |
100% dos gestores capacitados |
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|
METAS DE INFRAESTRUTURA |
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|
METAS |
AÇÃO |
INDICADOR PARA ACOMPANHAMENTO |
PERÍODO DE REALIZAÇÃO |
RESPONSÁVEL |
|
META 1 - Implementação dos Cantinhos de Leitura em 100% das salas de aula do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental |
Adquirir e distribuir materiais didáticos e de leitura para todas as salas de 1°e2° ano |
Percentual de salas equipadas com materiais didáticos |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE |
|
Criar um cronograma de acompanhamento para garantir que os Cantinhos de Leitura sejam Utilizados de maneira eficaz |
Número de visitas de acompanhamento realizadas |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE |
|
|
Oferecer formação específica para professores sobre como utilizar os Cantinhos de Leitura em atividades pedagógicas diárias |
Percentual de professores capacitados na utilização dos Cantinhos de Leitura |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE |
|
|
2025 |
2026 |
2027 |
||
|
90% das salas equipadas |
95% das salas equipadas |
100% das salas equipadas |
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|
META 2 – Garantir acesso a tecnologias educacionais em todas as escolas |
Fornecer kits tecnológicos com tvs, mesa digital acessível e projetores para todas as escolas de ensino fundamental |
Percentual de escolas equipadas com kits tecnológicos. |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação |
|
Criar um programa de manutenção preventiva para o uso contínuo das tecnologias nas escolas |
Percentual de equipamentos funcionando corretamente por ano. |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação |
|
|
Implementar internet de alta qualidade em todas as escolas do município,com suporte técnico contínuo |
Percentual de escolas com internet de qualidade. |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação |
|
|
2025
|
2026 |
2027 |
||
|
50% das salas equipadas |
75% das salas equipadas |
100% das salas equipadas |
||
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META 3 – Melhorar a acessibilidade física nas escolas para alunos com de ficiência |
Adaptar salas de aula, banheiros e áreas comuns para acessibilidade universal em todas asescolas |
Percentual de escolas adaptadas para acessibilidade universal. |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação |
|
Realizar formações para professores e funcionários sobre inclusão e atendimento de alunos com deficiência |
Percentual de professores formados em inclusão escolar |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE |
|
|
2025 |
2026 |
2027 |
||
|
70% das escolas adaptadas |
85% das escolas adaptadas |
100% das escolas adaptadas |
||
|
METAS DE AVALIAÇÃO |
||||||
|
METAS |
AÇÃO |
INDICADOR PARA ACOMPANHAMENTO |
PERÍODO DE REALIZAÇÃO |
RESPONSÁVEL |
||
|
META 1 - Implementação dos Cantinhos de Leitura em 100% das salas de aula do 1° e 2°ano do Ensino Fundamental |
Adquirir e distribuir materiais didáticos e de leitura para todas as salas de1°e 2°ano |
Percentual de salas equipadas com materiais didáticos |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE |
||
|
Criar um cronograma de acompanhamento para garantir que os Cantinhos de Leitura sejam Utilizados de maneira eficaz |
Número de visitas de acompanhamento realizadas |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE |
|||
|
Oferecer formação específica para professores sobre como utilizar os Cantinhos de Leitura em atividades pedagógicas diárias |
Percentual de professores capacitados na utilização dos Cantinhos de Leitura |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE |
|||
|
2025 |
2026 |
2027 |
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70% das salas equipadas |
85% das salas equipadas |
100% das salas equipadas |
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META 2 – Garantir acesso a tecnologias educacionais em todasas escolas |
Fornecer kits tecnológicos com tvs, mesa digital acessível e projetores para todas as escolas de ensino Fundamental. |
Percentual de escolas equipadas com kits tecnológicos. |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação |
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Criar um programa de manutenção preventiva para o uso contínuo das tecnologias nas escolas |
Percentual de equipamentos Funcionando corretamente por ano. |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação |
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Implementar internet de alta qualidade em todas as escolas do município,com suporte técnico contínuo |
Percentual de escolas com internet de qualidade. |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação |
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2025 |
2026 |
2027 |
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50% das salas equipadas |
75% das salas equipadas |
100% das salas equipadas |
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META 3 – Melhorar a acessibilidade física nas escolas Para alunos com deficiência |
Adaptar salas de aula, banheiros e áreas comuns para acessibilidade universal em todas as escolas |
Percentual de escolas adaptadas para acessibilidade universal. |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação |
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Realizar formações para professores e funcionários sobre inclusão e atendimento de alunos Com deficiência |
Percentual de professores formados em inclusão escolar |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE |
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2025 |
2026 |
2027 |
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70% das escolas adaptadas |
85% das escolas adaptadas |
100% das escolas adaptadas |
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METAS DE BOAS PRÁTICAS |
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METAS |
AÇÃO |
INDICADOR PARA ACOMPANHAMENTO |
PERÍODO DE REALIZAÇÃO |
RESPONSÁVEL |
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META 1 - Elaboração de estratégias de disseminação de boas práticas na rede municipal |
Criar seminários de boas práticas |
Número atingido do público-alvo |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional de Fortalecimento da Alfabetização e EnsinoFundamental e 10º GRE |
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Criar uma plataforma digital para a divulgação de boas práticas pedagógicas e degestão escolar |
Número de boas práticas cadastradas na plataforma |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE |
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Organizar visitas técnicas entre escolas da rede municipal para observação e troca de experiências |
Número de visitas técnicas realizadas |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE |
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Implementar prêmio de práticas êxitosas em alfabetização |
Número de práticas inscritas |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE |
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2025 |
2026 |
2027 |
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Identificar , disserminar e documentar 10 boas práticas no Município. |
Identificar, disciminar e documentar 10 boas práticas no Município |
Identificar ,disseminar e documentar 10 boas práticas no Município. |
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META 2 – Fomentar a inovação pedagógica nas escolas municipais |
Lançar editais de premiação para professores que desenvolverem práticas pedagógicas inovadoras. |
Número de práticas pedagógicas premiadas anualmente. |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação |
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Criar uma rede colaborativa de escolas de referência para intercâmbio de boas práticas pedagógicas. |
Número de escolas que participam da rede de colaboração. |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação |
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Promover o dia A de Alfabetização com socialização de práticas pedagógicas com a participação de Gestores, Supervisores, Professores, alunos, pais e comunidade local. |
Número de feiras realizadas e práticas apresentadas. |
2025-2027 |
Secretaria Municipal de Educação e Escolas Municipais |
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2025 |
2026 |
2027 |
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60% das escolas participantes na rede de boas práticas |
70% |
90% |
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Maria das Graças de Oliveira Francisca Marta Gadelha Pinto
Articulador Municipal –Responsável pela elaboração do PTA Secretário Municipal de Educação
