Plano de Trabalho Anual (PTA) - 2025

Plano de TrabalhoAnual – PTA

VIEIRÓPOLIS - PARAÍBA

2025 

Introdução

As ações propostas no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, têm por objetivo apoiar, técnica e financeiramente, a Política de Alfabetização elaborada em cada território do país. Com uma atuação conjunta e coordenada, busca-se assegurar que cada criança tenha as condições necessárias para ser alfabetizada, promovendo a equidade e a qualidade no processo educacional em todo o Brasil.

Instituído pela Lei 12.701, de 27 de Junho de 2023, o Pacto Alfabetiza mais Paraíba, programa estadual pela alfabetização na idade certa, em regime de colaboração com os municípios paraibanos, vem atuando em consonância com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023) e acompanhando de perto o desenvolvimento da educação dos municípios paraibanos. As ações propostas no Programa Alfabetiza Mais Paraíba - Pacto Estadual pela Alfabetização na Idade Certa (Lei Nº 12.701 DE 27 DE JUNHO DE 2023),têm por objetivos:

  • - Garantir que todos os estudantes das redes públicas de ensino da Paraíba estejam alfabetizados, até o final do 2° ano do Ensino Fundamental;
  • - Reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente em séries avançadas;
  • –Monitorar os dados do Sistema de Avaliação em Larga Escala da Paraíba; IV - Melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no âmbito das escolas pertencentes às redes públicas da Paraíba. (PARAÍBA,12.701/2023).

V-A avaliação e o monitoramento da política educacional;

VI-O acompanhamento dos indicadores de aprendizagem;

VII- A avaliação externa de aprendizagem para os estudantes dos 2°e 5°anos do Ensino Fundamental;

VIII-A avaliação externa de fluência leitora e oralidade para os estudantes do 2ºAno do Ensino Fundamental;

                                     IX-O fortalecimento da gestão escolar;

X-A oferta de incentivos às escolas, apartir do resultado da avaliação externa de aprendizagem;

XI-A disponibilização de cursos de formação continuada para professores alfabetizadores;

                               XII-A oferta de formação técnica para gestores escolares e coordenadores pedagógicos;

                               XII-A oferta de formação técnica para gestores municipais;

                               XIII-A disponibilização de bolsas para os formadores e coordenadores do Pacto em âmbito estadual, regional e municipal.(PARAÍBA, 12.701/2023).

No processo de elaboração do Plano de Trabalho Anual (PTA) do Município de Vieirópolis permitirá identificar tanto as ações já viáveis para apoiar o trabalho dos professores, gestores escolares, quanto os desafios ainda existentes, que requerem uma intervenção mais robusta por parte dos diferentes dirigentes Educacionais, através do regime de colaboração entre os entes federados.

A produção e implementação do PTA do Municípiode Vieirópolis-PB, será efetivada como apoio colaborativo de três instâncias: Secretaria Municipal de Educação, Coordenação da 10ª Gerência Regional de Educação e Secretaria  Estadual de Educação da Paraíba.

  1. A Secretaria Municipal de Educação de Vieirópolis, por meio do acompanhamento interno das escolas e das metas estabelecidas no Plano de Trabalho Anual, deve direcionar os esforços do município para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas.
  2. A Coordenação da 10ª Gerência Regional de Educação– prestará apoio técnico e acompanhará a elaboração do Plano de Trabalho Anual– PTA junto ao Município de Vieirópolis-PB.
  3. Secretaria Estadual de Educação da Paraíba - SEE-através da equipe de gestão da Política de Alfabetização do Território acompanhará as ações em nível central e disponibizará relatórios de acompanhamento para o CEEC do referido plano de trabalho .

O Plano de Trabalho Anual – PTA do Município de Vieirópolis- PB, foi elaborado tendo como ponto de partida os indicadores educacionais conforme tabela ssugeridas neste documento.

Diante dos desafios indicados pelos indicadores, o Município de Vieirópolis estabelecerá metas percentuais para o avanço em cada área, conforme as sugestões apresentadas. Cada meta proposta deverá estar acompanhada de um indicador específico para verificar sua implementação e eficácia.

Caberá a Coordenação da 10ª Gerência Regional de Educação - apoio ao Município de Vieirópolis, Estado da Paraiba, área de sua abrangência, que deverá fazer suas reais projeções, considerando seu contexto, a realidade dos seus indicadores e possibilidades de investimento a ser alocado para a execuçao de cada meta.

Para preencher os instrumentais, as metas do Município de Vieirópolis- PB, foram discutidas com a Secretária de Educação. O articulador municipal foi o responsável pelo preenchimento desses instrumentais, em conformidade com as decisões do Dirigente Municipal.

 

  1. Indicadores do Município4.864

 

Tabela1: População do município e Taxa  de Escolarização do Ensino Fundamental– Censo do ano letivo- 2024

MUNICIPAL

POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO

TAXA DE ESCOLARIZAÇÃO DO ENSINO

FUNDAMENTAL

Masculino

Feninino

Total

Bruta

Líquida

 

2.446

2.418

4.864

37,8

35,2

Tabela 2: População e Matrícula de 0-3 e 4-5 anos – Censo 2024

MUNICIPAL

POPULAÇÃO

MATRÍCULA

0-3

4-5

Creche

Pré-escola

 

Total

0-3

Total

4-5

 

191

108

 

151

 

92

Tabela 3: População e Matrícula de  0-3 e 4-5 anos informados para Censo ano letivo 2025

MUNICIPAL

POPULAÇÃO

MATRÍCULA

0-3

4-5

Creche

Pré-escola

 

Total

0-3

Total

      4-5

 

191

108

 

154

 

94

Tabela 4: População, Matrícula (2024),Taxa de Abandono(2023) e Taxa de Distorção(2024)

MUNICIPAL

POPULAÇÃO

MATRÍCULA–ANO 2024

TAXA DE

ABANDONO –ANO 2023

TAXA DE

DISTORÇÃO–ANO 2024

6-10anos

1°ao 5°ano

1°ao 5°ano

1°ao 5°ano

 

284

   

     272

0%

6,6%

 

Tabela 5: População, Matrícula (2025), Taxa de Abandono (2024) e Taxa d e Distorção (2025)

ESTADUAL

POPULAÇÃO

MATRÍCULA–ANO 2025

TAXADEABANDONO

ANO 2024

TAXA DE DISTORÇÃO –ANO 2025

6-10anos

1°ao 5°ano

1°ao 5°ano

1°ao 5°ano

 

0

0

0%

0%

OBS1: os dados populacionais foram retirados do Censo IBGE 2022.

OBS2: os dados de taxa de distorção idade/série do ano de 2025 ainda não foram divulgados até a data de confecção deste documento 25/04/2025

 

  1. Indicadores Municipais

 

Tabela 6: Resultados das Avaliações Externas

MUNICÍPIO

2024

2025

SAEB

Avaliação Estadual

------

Avaliação Estadual

   

Sem resultados até a presente data

 

Sem resultados até a presente data

Tabela 7.1: Dados quantitativos da educação infantil e do Ensino Fundamentais Informados para o Censo do ano letivo de 2025

MUNICÍPIO

CRECHE:0 a 3 anos

PRÉ-ESCOLA: 4 e 5 anos

ENSINO

FUNADAMENTAL

ANO

ANO

Matr.

N° Prof.

N°de tur.

Matr.

N° Prof.

N°detur.

Matr.

N° Prof.

N°de tur.

Matr.

N° Prof.

N°de tur.

M

T

M

T

M

T

M

T

 

 181

     8

Integral 8

      94

   9

Integral 9

  57

   4

Integral 4

   51

  4

Integral 4

                                 

Tabela7.2: Dados quantitativos da educação infantil e do Ensino Fundamental Informados para o Censo do ano letivo de 2025

MUNICÍPIO

ENSINO

FUNDAMENTAL

ANO

ANO

ANO

Matr.

N° de Prof.

N°de tur.

Matr.

N°de Prof.

N°de tur.

Matr.

N°de Prof.

N°de tur.

M

T

M

T

M

T

 

   59

 4

Integral 4

  60

 4

Integral 4

   45

  4

Integral 4

                         

Tabela8: Quantitativo de escolas da rede municipal de ensino

MUNICÍPIO

EDUCAÇÃO INFANTIL

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO

FUNDAMENTAL

ENSINO FUNDAMENTAL

Creche

Crechee

Pré-escola

Pré-escola

EIeEFde1°

ao 5°ano

EIeEFde1°

ao 9°ano

EFde1°ao

5°ano

EFde1°ao

9°ano

Ef com turmas multisseriadas

de 1°ao5°ano

9

4

0

4

4

2

4

2

0

 

Metas e Plano de Trabalho Anual–PTA

 

As metas que serão estabelecidas no Plano de trabalho Anual – PTA deverão estar alinhadas com os objetivos do Compromisso Nacional Criança alfabetizada que são: assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental e a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadasno 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia. Desse modo, estarão também alinhadas ao Pacto Alfabetiza mais Paraíba que acompanha as metas do Compromisso Nacional, visando garantir que todos os estudantes das redes públicas de ensino da Paraíba estejam alfabetizados, até o final do  2° ano do Ensino Fundamental e buscando redução dos índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente em séries avançadas,  monitorando os dados do Sistema de Avaliação em Larga Escala da Paraíba (SIAVE), com o intuito de possibilitar a melhoria nos índices do Índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), das escolas pertencentes às redes públicas da Paraíba.

Definir metas é importante para direcionar os esforços para os principais fatores de alcance do centro de qualquer política educacional– a garantia do direito à aprendizagem.

Desta forma, sugerimos algumas metas organizadas a partir dos eixos do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

PROJEÇÃO DE METAS PARA 2025

Governança e Gestão

1.     Elevação do resultado da avaliação externa do 2° ano para 6,5

2.     Redução do abandono e da evasão escolar para 0,0 % nos anos iniciais

3.     Correção do fluxo escolar em 10%

4.     Cumprimento de 100% dos 200 dias letivos

5.     Apoio ao articulador municipal para o acompanhamento às escolas da rede Municipal.

Formação

1.  Fomentar a implementação daPolítica de Formação Continuada e em Serviço de Professores, Gestores e Equipes Técnicas da Secretaria Municipal.

2.  Participar de lives de caráter pedagógico e de gestão realizadas pelo regime de colaboração da união e do Governo do Estado da Paraíba.

3.  Participar dos semináriosde apoio às avaliações e boas práticas ao longo do ano.

 

4.  Participar de mentorias ofertadas pelo regime de colaboração .

5.  Participar de publicações na revista pedagógica contendo as boas práticas da alfabetização.

  1. Participar da Olimpíada Pedagógica da Alfabetização voltada para os alunos do 1º e 2º anos .

Infraestrutura

1.     Implementação dos Cantinhos de Leitura em 100% das salas de aula do1° e 2°ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.

2.  Distribuir os        materiais                 suplementares          de português e matemática para todos os estudantes do1°, 2º e 5°ano do ensino fundamental.

____________________________________________________________________________________________________________________________

3.      Implantar monitoria nas turmas do 1º e 2º ano.

Avaliação

1.     Aplicar avaliação externa (SIAVE) anual em regime de colaboração com o Estado da Paraíba.

2.      Realização de avaliações periódicas de português e matemática do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

3.     Estruturação da equipe de avaliação e acompanhamento na Secretaria Municipal de educação.

4.     Acompanhamento em loco da Secretaria Municipal de Educação nas escolas da rede.

Boas práticas

1.     Incentivo a elaboração de estratégias de disseminação de boas práticas na rede municipal.

2.     Incentivos e premiações para professores, gestores e escolas com boas práticas

de alfabetização, acesso, permanência e aprovação.

____________________________________________________

3. Implementar ações de Incentivo com Premiação para alunos com destaque na fluência leitora: certificação de reconhecimento,  premiação simbólica, como troféus ou medalhas, entrega de  kits de leitura, com livros ou materiais didáticos,  experiências educacionais, como visitas a bibliotecas, museus ou eventos culturais.

 

 

METAS DO EIXO GOVERNANÇA E GESTÃO

METAS

AÇÃO

INDICADOR PARA ACOMPANHAMENTO

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

RESPONSÁVEL

META 1 – Projeção para elevação do resultado da avaliação externado 2° ano

Implementar planos de reforço

pedagógico com foco na alfabetização

Percentual de alunos com

desempenho satisfatório na avaliação externa

2025-2027

Equipe da Secretaria de educação, Gestores, escolares, Coordenadores Pedagógicos, Supervisores,

Professores Alfabetizadores,

Articulador Municipal do CNCA e Formador do Alfabetiza mais Paraíba

Capacitar coordenadores pedagógicos para o monitoramento e acompanhamento de resultados

Número de coordenadores pedagógicos capacitados

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação, Articulador Municipal do CNCA e Formador do Alfabetiza mais Paraíba

Criar comitês de gestão escolar para avaliar e ajustar ações pedagógicas trimestralmente

Número de comitês criados efuncionando.

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação e Escolas  Municipais

2025

2026

2027

61%

65%

69%

META 2 – Redução do abandono e da evasão escolar para 0% nos anos iniciais

Ampliar o sistema demonitoramento de frequência escolar em tempo real  com reconhecimento facial.

Percentual de alunos monitorados com frequência regular.

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação e Escolas  Municipais

 Manter a Parceria com o Conselho Tutelar no acompanhamento de alunos

Com alto índice de faltas.

Número de alunos acompanhados pelo ConselhoTutelar

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação, Escolas  Municipais, Equipe Multiprofissional e ConselhoTutelar

Estabelecer campanhas de conscientização junto às

famílias sobre a importância da permanência escolar.

Número de famílias alcançadas pelas campanhas

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação, Escolas  Municipais, Equipe Multiprofissional e ConselhoTutelar

Promover atividades extra curriculares que estimulem a permanência dos alunos na escola.

Participação dos alunos nas atividades  extracurriculares

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação, Escolas  Municipais, Equipe Multiprofissional e ConselhoTutelar

 

     

2025

2026

2027

 

0,3%

0%

0%

 

META 3 – Correção do fluxo escolar

Ofertar turmas de correção de

Fluxo com foco em reforço de aprendizagem

Percentual de alunos em turmas de correção de fluxo

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação e Escolas Municipais

 

Monitorar a defasagem idade-série e reavaliar semestralmente os alunos que participam dos programas de correção de fluxo

Redução percentual da defasagem idade-série

2025-2027

Equipeda Secretaria de educação, Gestores, Coordenadores Pedagógicos, Supervisores,

Professores Alfabetizadores,

Articulador Municipal do CNCA e Formador do Alfabetiza mais Paraíba

 

Criar mecanismos de premiação e reconhecimento para escolas que conseguirem

Reduzir a defasagem escolar

Número de escolas premiadas por redução da defasagem

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação

 

2025

2026

2027

 

Correção de 15%

Correção de 20%

Correção de 25%

 

META 4 – Aumentar o engajamento das famílias no processo educacional

Promover encontros regulares com famílias para discutir o

Desempenho escolar dos alunos

Número de encontros realizados com famílias por

ano

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação e Escolas

 

Implementar um programa de

voluntariado familiar para suporte em atividades escolares

Percentual de famílias participando do programa

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação e Escolas

 

Realizar campanhas de conscientização sobre o papel da família no processo de

alfabetização

Número de campanhas realizadas e alcance estimado

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação e Escolas

 

2025

2026

2027

 

60% de adesão das famílias

85% de adesão das famílias

95% de adesão das famílias

 

 

META 5 – Ampliar a transparência e acomunicação das metas educacionais do município

Publicar no portal transparência as ações educacionais

Frequência de atualizações no portal e número de acessos mensais

2025-2027

Equipe da Secretaria Municipal de educação

Divulgar os resultados trimestrais dos avanços das metas educacionais através de comunicados públicos

Quantidade de comunicados divulgados por trimestre

2025-2027

Equipe da Secretaria Municipal de educação e escolas Municipais

Promover audiências públicas semestrais para discutir o progresso das metas de alfabetização com a comunidade

Número de audiências realizadas e público presente

2025-2027

Equipe da Secretaria Municipal de educação e escolas Municipais

2025

2026

2027

100% das metas e indicadores atualizados no portal

100% das metas e indicadores atualizados no

portal

100% das metas e indicadores atualizados no portal

METAS DE FORMAÇÃO

METAS

AÇÃO

INDICADOR PARA ACOMPANHAMENTO

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

RESPONSÁVEL

META 1 – Implementação da Política de formação de

professores, continuada e em serviço

Formações continuadas em alfabetização

Percentual de professores que participam dos cursos

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional

de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE

 

 

Implementar a tutoria pedagógica para acompanhamento dos professores nas práticas de sala de aula

Número de professores acompanhados por tutores pedagógicos.

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional

de Fortalecimento da Alfabetização e EnsinoFundamental e 10º GRE

Realizar seminários anuais para troca de boas práticas e atualização pedagógica

Número de seminários realizados e participação do público-alvo

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional

de Fortalecimento da Alfabetização e EnsinoFundamental e 10º GRE

Oferecer formação específica para o uso de novas tecnologias educacionais no processo de

alfabetização

Percentual de professores capacitados no uso de tecnologia educacional

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional

de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE

2025

2026

2027

80% dos professores capacitados

90% dos professorescapacitados

100% dos professores capacitados

META 2 – Ampliação da formação para o uso de metodologias ativas e inovadoras

Oferecer formações semestrais sobre metodologias ativas e ensino híbrido para professores dos anos iniciais

Percentual de professores capacitados em metodologias ativas.

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional

de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE

Criar grupos de estudo e comunidades de prática para professores compartilharem

experiências e desafios no uso de metodologias inovadoras

Número de grupos de estudo criados e frequência de encontros.

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional

de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE

Integrar o uso de plataformas digitais e aplicativos educacionais nas formações dos professores

Percentual de professores que utilizam plataformas digitais em sala de aula.

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional

de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE

2025

2026

2027

70% dos professores capacitados

85% dos professorescapacitados

100% dos professores capacitados

 

META 3 – Incentivar a formação de gestores escolares

Oferecer programas de formação para gestores escolares sobre

liderança pedagógica e gestão de resultados educacionais.

Percentual de gestores capacitados

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional

de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE

Promover mentorias e redes de

apoio para gestores com foco em gestão de recursos e inovação.

Número de gestores que

participam de mentorias e redes de apoio

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional

de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE

2025

2026

2027

80% dos gestores capacitados

90% dos gestores

capacitados

100% dos gestores capacitados

METAS DE INFRAESTRUTURA

METAS

AÇÃO

INDICADOR PARA ACOMPANHAMENTO

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

RESPONSÁVEL

META 1 - Implementação dos Cantinhos de Leitura em 100% das salas de aula do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental

Adquirir e distribuir materiais didáticos e de leitura para todas as

salas de 1°e2° ano

Percentual de salas equipadas com materiais didáticos

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional

de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE

Criar um cronograma de acompanhamento para garantir que os Cantinhos de Leitura sejam

Utilizados de maneira eficaz

Número de visitas de acompanhamento realizadas

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional

de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE

Oferecer formação específica para professores sobre como utilizar os Cantinhos de Leitura em atividades pedagógicas diárias

Percentual de professores capacitados na utilização dos Cantinhos de Leitura

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional

de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE

2025

2026

2027

90% das salas equipadas

95% das salas equipadas

100% das salas equipadas

 

META 2 – Garantir acesso a tecnologias educacionais em todas as escolas

Fornecer kits tecnológicos com tvs, mesa digital acessível e projetores

para todas as escolas de ensino fundamental

Percentual de escolas equipadas com kits tecnológicos.

      2025-2027

Secretaria Municipal de Educação

Criar um programa de manutenção preventiva para o uso

contínuo das tecnologias nas escolas

Percentual de equipamentos funcionando corretamente por ano.

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação

Implementar internet de alta qualidade em todas as escolas do município,com suporte técnico

contínuo

Percentual de escolas com internet de qualidade.

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação

2025

 

2026

2027

 50% das salas equipadas

75% das salas equipadas

100% das salas equipadas

META 3 – Melhorar a acessibilidade física nas escolas para alunos com de ficiência

Adaptar salas de aula, banheiros e

áreas comuns para acessibilidade universal em todas asescolas

Percentual de escolas adaptadas para acessibilidade universal.

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação

Realizar formações para professores e funcionários sobre

inclusão e atendimento de alunos com deficiência

Percentual de professores formados em inclusão escolar

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional

de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE

2025

2026

2027

70% das escolas adaptadas

85% das escolas adaptadas

100% das escolas adaptadas

 

METAS DE AVALIAÇÃO

METAS

AÇÃO

INDICADOR PARA ACOMPANHAMENTO

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

RESPONSÁVEL

META 1 - Implementação dos Cantinhos de Leitura em 100% das salas de aula do 1° e 2°ano do Ensino Fundamental

Adquirir e distribuir materiais

didáticos e de leitura para todas as salas de1°e 2°ano

Percentual de salas equipadas com materiais didáticos

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional

de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE

Criar um cronograma de acompanhamento para garantir que os Cantinhos de Leitura sejam

Utilizados de maneira eficaz

Número de visitas de acompanhamento realizadas

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional

de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE

Oferecer formação específica para professores sobre como utilizar os Cantinhos de Leitura em atividades pedagógicas diárias

Percentual de professores capacitados na utilização dos Cantinhos de Leitura

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional

de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE

2025

2026

2027

70% das salas equipadas

85% das salas equipadas

100% das salas equipadas

META 2 – Garantir acesso a tecnologias educacionais em todasas escolas

Fornecer kits tecnológicos com tvs, mesa digital acessível e projetores para todas as escolas de  ensino Fundamental.

Percentual de escolas equipadas com kits tecnológicos.

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação

Criar um programa de manutenção

preventiva para o uso contínuo das tecnologias nas escolas

Percentual de equipamentos

Funcionando corretamente por ano.

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação

Implementar internet de alta qualidade em todas as escolas do município,com suporte técnico contínuo

Percentual de escolas com internet de qualidade.

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação

2025

2026

2027

50% das salas equipadas

75% das salas equipadas

100% das salas equipadas

META 3 – Melhorar a acessibilidade física nas escolas

Para alunos com deficiência

Adaptar salas de aula, banheiros e áreas comuns para acessibilidade universal em todas as escolas

Percentual de escolas adaptadas para acessibilidade universal.

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação

             

 

 

Realizar formações para professores e funcionários sobre inclusão e atendimento de alunos

Com deficiência

Percentual de professores formados em inclusão escolar

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional

de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE

2025

2026

2027

70% das escolas adaptadas

85% das escolas adaptadas

100% das escolas adaptadas

METAS DE BOAS PRÁTICAS

METAS

AÇÃO

INDICADOR PARA ACOMPANHAMENTO

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

RESPONSÁVEL

META 1 - Elaboração de estratégias de disseminação de boas práticas na rede municipal

Criar seminários de boas práticas

Número atingido do público-alvo

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional

de Fortalecimento da Alfabetização e EnsinoFundamental e 10º GRE

Criar uma plataforma digital para a divulgação de boas práticas pedagógicas e degestão

escolar

Número de boas práticas cadastradas na plataforma

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional

de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE

Organizar visitas técnicas entre escolas da rede municipal para

observação e troca de experiências

Número de visitas técnicas realizadas

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional

de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE

Implementar prêmio de práticas êxitosas em alfabetização

Número de práticas inscritas

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cooperação com os Municípios e Gerência Operacional

de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental e 10º GRE

2025

2026

2027

Identificar , disserminar e documentar 10 boas práticas no Município.

Identificar, disciminar e documentar

10 boas práticas no Município

Identificar ,disseminar e documentar 10 boas práticas no Município.

 

META 2 – Fomentar a inovação pedagógica nas escolas municipais

Lançar editais de premiação para professores que

desenvolverem práticas pedagógicas inovadoras.

Número de práticas pedagógicas premiadas anualmente.

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação

Criar uma rede colaborativa de escolas de referência para intercâmbio de boas práticas

pedagógicas.

Número de escolas que participam da rede de colaboração.

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação

Promover o dia A de Alfabetização com socialização de práticas pedagógicas com a participação de Gestores, Supervisores,

Professores, alunos, pais e comunidade local.

Número de feiras realizadas e práticas apresentadas.

2025-2027

Secretaria Municipal de Educação e Escolas Municipais

2025

2026

2027

60% das escolas participantes na rede de boas práticas

70%

90%

              Maria das Graças de Oliveira                                                                                                                           Francisca Marta Gadelha Pinto

Articulador Municipal –Responsável pela elaboração do PTA                                                                       Secretário Municipal de Educação

Anexos Disponíveis para Download:
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